Matar um leão todos os dias é coisa de
caçador, não de Arquitetos ou Designers de Interiores
Por:
Ricardo J. Botelho
Arquitetos
e Designers de Interiores têm, em geral, um dia pesado e tenso. As tarefas se
multiplicam. O clima "one woman (man) show" predomina na maior parte
das organizações desses profissionais. Metade deles atuam só, sem ninguém para
ajudar.
As
tarefas são as mais variadas cobrindo desde reuniões com clientes, projetar,
orçar, ir à obra, visitar fornecedores, consertar problemas etc. Como a maioria
é composta de mulheres, as responsabilidades familiares (mulheres se envolvem
mais com essas tarefas) se sobrepõe aos compromissos de trabalho tornando o dia
ainda mais agitado. A sensação de "matar um leão" a cada novo dia é
normal.
A menos
que você seja um caçador (matar leões é coisa de caçador fora da lei), é hora
de avaliar se essa correria é produtiva. O atropelo das atividades diárias
muitas vezes inibe a reflexão do que foi feito ontem e os resultados obtidos. E
o pior: nos acostumamos a essa adrenalina, efeito advindo da agitação, e nos
viciamos nessa rotina negativa.
Muitos se
sentem úteis com tanta coisa para fazer. Outros adoram apagar incêndios e fazem
disso sua habilidade principal. Mas poucos param para avaliar essa rotina e
tentar estabelecer uma nova disciplina mais produtiva.
Como
pensar consome 25% de toda a nossa energia, o cérebro está programado para
fazer as coisas no modo "não pense faça o de sempre". Assim, reduz
drasticamente o consumo de energia. Você fica escravo (e feliz) dessa rotina,
preenche o seu tempo, sente-se útil e produtivo, mas não sai do lugar.
O que
fazer? Aqui vão algumas dicas para reprogramar a sua rotina diária.
Liste
todas as suas atividades diárias.
Atividades diárias
·
Reuniões com cliente para levantar briefing
·
Reuniões com fornecedores para detalhar especificação
·
Solicitar cotação de especificações
·
Visitar obra
·
Projetar
·
Visitar fornecedores com clientes
·
Promover alterações no projeto
·
Executar tarefas administrativas do escritório
·
Fazer follow up de fornecedores (prazos, qualidade etc.)
·
Preparar propostas de trabalho para novos clientes
·
Participar de seminários e palestras
·
Participar de eventos do setor
Continue
com esta lista pois ela é bem mais extensa. Não se esqueça de incluir
atividades familiares, sociais e de aprendizado. Muito importante é dedicar
tempo para prospectar clientes.
Agora
defina o quanto cada uma dessas tarefas é importante para o seu resultado final
que nesse caso é aumentar o faturamento e manter o negócio existindo por um
longo tempo. Dê notas de 1 a 3 sendo:
3 - muito importante para o resultado
2 - importante
1 - pouco importante
Por
exemplo: prospectar clientes =
3 , projetar = 3, solicitar cotações = 1
Com base
nessa matriz, avalie quanto do seu tempo está sendo investido em tarefas nota
3. Planeje seu tempo estabelecendo prioridades para cada categoria de
atividades. A sua nova agenda pode ser semanal ou até mensal, com a
distribuição do tempo de forma hierarquizada. Delegue atividades que não exigem
a sua atuação direta. Talvez você tenha que ampliar a sua equipe de trabalho
para fazer isso.
Reserve
30% do seu tempo semanal para prospectar clientes e divulgar a sua marca. Faça
isso estimulando a sua rede de indicações, principal fonte de captação de
clientes.
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