sexta-feira, 28 de junho de 2013

LEMBRETE

Matar um leão todos os dias é coisa de caçador, não de Arquitetos ou Designers de Interiores
Por: Ricardo J. Botelho
Arquitetos e Designers de Interiores têm, em geral, um dia pesado e tenso. As tarefas se multiplicam. O clima "one woman (man) show" predomina na maior parte das organizações desses profissionais. Metade deles atuam só, sem ninguém para ajudar.
As tarefas são as mais variadas cobrindo desde reuniões com clientes, projetar, orçar, ir à obra, visitar fornecedores, consertar problemas etc. Como a maioria é composta de mulheres, as responsabilidades familiares (mulheres se envolvem mais com essas tarefas) se sobrepõe aos compromissos de trabalho tornando o dia ainda mais agitado. A sensação de "matar um leão" a cada novo dia é normal.
A menos que você seja um caçador (matar leões é coisa de caçador fora da lei), é hora de avaliar se essa correria é produtiva. O atropelo das atividades diárias muitas vezes inibe a reflexão do que foi feito ontem e os resultados obtidos. E o pior: nos acostumamos a essa adrenalina, efeito advindo da agitação, e nos viciamos nessa rotina negativa.
Muitos se sentem úteis com tanta coisa para fazer. Outros adoram apagar incêndios e fazem disso sua habilidade principal. Mas poucos param para avaliar essa rotina e tentar estabelecer uma nova disciplina mais produtiva.
Como pensar consome 25% de toda a nossa energia, o cérebro está programado para fazer as coisas no modo "não pense faça o de sempre". Assim, reduz drasticamente o consumo de energia. Você fica escravo (e feliz) dessa rotina, preenche o seu tempo, sente-se útil e produtivo, mas não sai do lugar.
O que fazer? Aqui vão algumas dicas para reprogramar a sua rotina diária.
Liste todas as suas atividades diárias.

Atividades diárias                            
·                     Reuniões com cliente para levantar briefing
·                     Reuniões com fornecedores para detalhar especificação
·                     Solicitar cotação de especificações
·                     Visitar obra
·                     Projetar
·                     Visitar fornecedores com clientes
·                     Promover alterações no projeto
·                     Executar tarefas administrativas do escritório
·                     Fazer follow up de fornecedores (prazos, qualidade etc.)
·                     Preparar propostas de trabalho para novos clientes
·                     Participar de seminários e palestras
·                     Participar de eventos do setor
Continue com esta lista pois ela é bem mais extensa. Não se esqueça de incluir atividades familiares, sociais e de aprendizado. Muito importante é dedicar tempo para prospectar clientes.
Agora defina o quanto cada uma dessas tarefas é importante para o seu resultado final que nesse caso é aumentar o faturamento e manter o negócio existindo por um longo tempo. Dê notas de 1 a 3 sendo:

3 - muito importante para o resultado 
2 - importante 
1 - pouco importante                             

Por exemplo: prospectar clientes = 3 , projetar = 3, solicitar cotações = 1
Com base nessa matriz, avalie quanto do seu tempo está sendo investido em tarefas nota 3. Planeje seu tempo estabelecendo prioridades para cada categoria de atividades. A sua nova agenda pode ser semanal ou até mensal, com a distribuição do tempo de forma hierarquizada. Delegue atividades que não exigem a sua atuação direta. Talvez você tenha que ampliar a sua equipe de trabalho para fazer isso.
Reserve 30% do seu tempo semanal para prospectar clientes e divulgar a sua marca. Faça isso estimulando a sua rede de indicações, principal fonte de captação de clientes.


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